terça-feira, 27 de setembro de 2011

PROGRAMA GERMINAR

A EDUCAMBIENTE participou este final de semana do IV Módulo do Curso de Desenvolvimento de Líderes Facilitadores – Programa Germinar, que aconteceu na Reserva da Sapiranga, Mata de São João. 


O curso é promovido pelo Instituto Ecosocial e tem como objetivo formar agentes para o desenvolvimento integrado, orgânico e sustentável das pessoas, organizações e ambiente social.

O curso é dividido em 5 módulos e o último será em Novembro, uma nova turma é prevista para o próximo ano.





quarta-feira, 21 de setembro de 2011

REDE EDUCAR EM MATA

No último dia 18, a Educambiente participou da organização da I Capacitação em Educação Ambiental para professores do litoral de Mata de São João, envolvendo diversas instituições e projetos (Instituto Baleia Jubarte, Projeto Tamar, Projeto Floresta Sustentável, Criação, Central Forte de Negócios, Educambiente, entre outros).

Participaram do encontro, no Instituto Baleia Jubarte, cerca de 50 professores do ensino público e privado da região. Diversas atividades integraram e divertiram os participantes, além de muita informação importante sobre questões ambientais.

Foi criada uma Rede de Comunicação e Trocas, a EDUCAR EM MATA. Para saber mais, acesse o blog: educaremmata.blogspot.com.
Unidos somos MAIS fortes!!!

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Encontros de Educação Ambiental para funcionários do Grand Palladium Imbassaí

Entre os meses de Abril e Julho de 2011 aconteceu o projeto Encontro Ambiental. É um projeto de informação e integração dos funcionários da operação do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa.

Os encontros tiveram como objetivo orientar, instruir e informar os funcionários, propiciando-lhes uma melhor adaptação e integração ao ambiente de trabalho, contextualizando-os ao cenário socioambiental do litoral norte da Bahia, uma vez que trabalham em áreas dotadas de rica biodiversidade e protegidas por lei (Área de Proteção Ambiental do Litoral Norte), a responsabilidade socioambiental da empresa, valorizando as boas práticas a serem adotadas por todos,  e transformando- os em agentes multiplicadores junto aos hóspedes.

Dinâmica de sensibilização





Além dos encontros, foi criado pela Educambiente, em Julho de 2011, o jornal Buenos Dias Grand Palladium Imbassaí, com informações sobre responsabilidade, a política e ações socioambientais do hotel, em parceria do o departamento de RH do hotel, o jornal teve tiragem de 570 cópias e atingiu todos os funcionários do Grand Palladium Imbassaí.

Em Agosto de 2011 iniciaram os encontros e atividades de Educação Ambiental com os hóspedes do Grand Palladium Imbassaí.  

domingo, 18 de setembro de 2011

Educação Ambiental Itinerante em Mata de São João

Mais um projeto do Grand Palladium Imbassaí, realizado pela Educambiente, iniciou nesse mês de setembro.
Educação Ambiental Itinerante tem como objetivo a socialização de conhecimentos, práticas e ações com a participação de cidadãos para a prevenção e solução de problemas ambientais. 




Estivemos na Escola Municipal Dr. José Seixas Filho levando orientações aos educandos sobre como contribuir para a proteção do meio ambiente e como se adaptar às mudanças climáticas aprendendo a cultivar alimento em pequenos espaços. 

Os jovens da 6ª série conheceram bem de perto a biologia e a importância das minhocas para formação de solos ricos em nutrientes e aprenderam a fazer minhocário e a cultivar plantas em vasos.




Se quiser levar esse projeto para sua escola ou organização, entre em contato.


Projeto Horta nas Escolas mudou de endereço

Esse ano o Projeto HORTA NAS ESCOLAS mudou de endereço. Estamos na Escola Municipal Dep Isaac Marambaia, na comunidade do Barro Branco, litoral do município de Mata de São João/BA.



Além de milho, pepino, coentro e cebolinha, já estamos colhendo outros frutos: o interesse de alunos e professores pelo cuidado com a horta e com o espaço de convivência e aprendizado criado pelo Projeto, em parceria com a Escola.



Esse projeto é idealização e execução da Educambiente, patrocínio do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa e parcerias do Instituto Imbassaí e Prefeitura Municipal de Mata de São João.


Uma horta é uma festa para os cinco sentidos. Boa de cheirar, ver, ouvir, tocar e comer. É coisa mágica, erótica, o cio da terra provocando o cio dos homens. Rubem Alves

Venham nos visitar, todas as quartas, das 14 às 17h.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Programa de EA do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa

Em sua etapa de construção, o Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa desenvolveu atividades e ações de Educação Ambiental com cerca de 900 pessoas, entre operários da obra e atores sociais das comunidades da AID. Agora, em sua etapa de operação, ele está dando continuidade às ações e projetos com as devidas atualizações, adequações e inclusões de novos atores sociais, como funcionários e hóspedes. O projeto  Horta nas Escolas, devido ao sucesso e demanda por replicação em outras escolas, continuará nesse ano de 2011 e terão início os projetos Educação Ambiental para funcionários e hóspedes. O objetivo geral do Programa é proporcionar aos hóspedes, funcionários e comunidade do entorno conhecimento, valores, habilidades, experiências que provoquem mudanças de atitudes, tornando-os aptos a agir individual e coletivamente na solução de problemas socioambientais locais, regionais e globais. Os projetos socioambientais do Grand Palladium vêm plantando diversas sementes em diferentes públicos das comunidades da área de influência direta do empreendimento. Havendo os elementos necessários ao desenvolvimento dessas sementes com certeza teremos, a longo prazo, cidadãos e cidadãs conscientes e aptos a participarem da gestão das suas vidas, das suas comunidades e do seu município.
O Programa de Educação Ambiental do Grand Palladium Imbassaí Resort & Spa tem a coordenação e execução da Educambiente, em parceria com o Instituto Imbassaí.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

ANO NOVO POLÍTICA NOVA: POLITICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Saída do forno essa política é mais um instrumento para efetivação da Educação Ambiental no Estado da Bahia.
Parabéns ao CIEA!!!

Jaques Wagner sanciona leis que fortalecem política ambiental na Bahia
Lei definirá diretrizes de educação ambiental

Textos tratam sobre Mudanças Climáticas e Educação Ambiental no estado

O governador Jaques Wagner sancionou, na última sexta-feira (7), duas leis que visam melhorar a gestão das políticas públicas para o Meio Ambiente no estado da Bahia. Tratam-se das Leis nº 12.050, que institui a Política sobre Mudança do Clima no estado, e 12.056, que institui a Política de Educação Ambiental na Bahia. A nova legislação ambiental foi publicada no Diário Oficial do Estado deste final de semana.

Elaboradas pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), e aprovadas pela Assembleia Legislativa em 22 de dezembro do ano passado, as novas leis foram construídas de forma participativa e democrática, e demonstram a preocupação e responsabilidade do Governo do Estado com a gestão das políticas públicas para o setor.

O processo de construção de ambos os projetos priorizou uma metodologia de diálogo transversal entre as Secretarias de governo e a sociedade civil, marcado por debates setoriais, consultas públicas e contribuições da sociedade.

Mudanças Climáticas

A Lei 12.050 norteará a elaboração do Plano Estadual sobre Mudança do Clima, dos planos municipais, bem como de outros planos, programas, projetos e ações relacionados, direta ou indiretamente, à mudança do clima, em consonância com a Política e o Plano Nacional.

A implementação do Plano Estadual de Mudanças Climáticas implica na conclusão dos inventários de emissões atmosféricas dos setores de agricultura e uso da terra e resíduos sólidos, além do mapa de vulnerabilidade do estado. A finalização desses instrumentos deve acontecer em 2012 e seguirá a mesma estratégia participativa adotada na construção da lei.

Educação Ambiental

Já a Lei nº 12.056 define como um dos instrumentos da política de educação ambiental o Programa Estadual de Educação Ambiental, já concluído e constituído no âmbito da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (Ciea), contendo diretrizes e estratégias que deverão orientar a implementação de uma política que servirá como referência para programas setoriais e projetos em todo o território.

Ambas as leis configuram importantes passos para a institucionalização de uma política comprometida em buscar o equilíbrio entre o crescimento econômico e a proteção do meio ambiente.

Fonte: http://www.zeneto.com.br/noticias.php?codnoticia=3525