quarta-feira, 24 de novembro de 2010
segunda-feira, 15 de novembro de 2010
Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental e Turismo Sustentável

O Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental e Turismo Sustentável foi desenvolvido entre os meses de Outubro/2009 e Junho/2010 e faz parte do Programa de Educação Ambiental do Grand Palladium Imbassaí Resort & SPA coordenado e executado pela Educambiente.
O Curso foi dividido em dois ciclos: o primeiro (Educação Ambiental) aconteceu entre os meses de outubro e dezembro de 2009 e foi ministrado por Claudia Zanette; o segundo ciclo (Turismo Sustentável) aconteceu entre os meses de Fevereiro e Junho de 2010, ministrado por Patricia Felix. O primeiro ciclo contou com a participação de 55 jovens de 8 comunidades do entorno do Resort, e 35 jovens participaram do segundo ciclo.
Os conteúdos foram diversificados relacionados a turismo, meio ambiente, sustentabilidade, hotelaria, empreendedorismo, empregabilidade, e visitas técnicas. Os objetivos do curso foram: contribuir para a formação de cidadãos e cidadãs conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental, de modo comprometido com a vida, com o bem-estar social e global; avaliar os impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais das atividades turísticas nas comunidades; construir estratégias para maximizar os impactos positivos e minimizar os impactos negativos da atividade na região; preparar jovens
O Curso promoveu e desenvolveu, através do trabalho em grupo, ações com e para a comunidade, despertando a capacidade de articulação dos jovens, como sujeitos atuantes na sua localidade. Fortaleceu o trabalho coletivo com o propósito de pensar o Patrimônio Cultural Local como possibilidade de atrativo turístico. Aproveitou os espaços da comunidade como espaços pedagógicos. Incentivou e desenvolveu competências básicas para o turismo.
Como conclusão do curso, os jovens participantes
quinta-feira, 11 de novembro de 2010
Oficina de Fortalecimento de Entidades Comunitárias
Nessas oficinas, além de debates teóricos voltados para os conceitos de proteção ambiental, identidade cultural, promoção de cidadania pró ativa e mecanismos de participação, os participantes também identificam os problemas socioambientais de suas comunidades,
propondo práticas de melhorias a serem implementadas através de parcerias. Essas oficinas funcioname como fórum para encontros intercomunitários, além de contribuir para a formação de agentes socioambientais.
OBJETIVOS:
- Debater com os participantes sobre as questões socioambientais locais;
OBJETIVOS:
- Debater com os participantes sobre as questões socioambientais locais;
- Fortalecer as entidades comunitárias.
Através de dinâmicas, exposição de conteúdo, debates e vivências são identificadas as percepções sobre o meio ambiente e cultura dos participantes com vistas a diagnosticar o papel de cada indivíduo e da coletividade na busca de resolução para os problemas socioambientais levantados por eles mesmos.
Essas imagens foram realizadas nas Oficinas para Fortalecimento do FAC (Fórum de Ação Comunitária), de agosto a outubro de 2010, no litoral norte da Bahia. Esse evento foi promovido pelo Instituto Berimbau e executado pela Educambiente.
Projeto Mulher e Água

A busca pelo equilíbrio entre nossas ações e os ritmos naturais do Planeta. Cuidando melhor de nossas águas e da saúde da nossa comunidade. 
Comunidades: Barro Branco e Areal (Mata de São João/BA).
Projeto Aprendendo com a Horta Orgânica
Horta orgânica escolar como eixo gerador de dinâmicas educacionais para melhoria da aprendizagem e das relações com o meio ambiente, com os outros e com a saúde.
Objetivo: intervir na cultura alimentar e nutricional dos educandos por meio da horta orgânica incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável à prática peda
gógica.
Assinar:
Postagens (Atom)