segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental e Turismo Sustentável


O Curso de Multiplicadores em Educação Ambiental e Turismo Sustentável foi desenvolvido entre os meses de Outubro/2009 e Junho/2010 e faz parte do Programa de Educação Ambiental do Grand Palladium Imbassaí Resort & SPA coordenado e executado pela Educambiente.

O Curso foi dividido em dois ciclos: o primeiro (Educação Ambiental) aconteceu entre os meses de outubro e d
ezembro de 2009 e foi ministrado por Claudia Zanette; o segundo ciclo (Turismo Sustentável) aconteceu entre os meses de Fevereiro  e Junho de 2010, ministrado por Patricia Felix. O primeiro ciclo contou com a participação de 55 jovens de 8 comunidades do entorno do Resort, e 35 jovens participaram do segundo ciclo.

Os conteúdos foram diversificados relacionados a turismo, meio ambiente, sustentabilidade, hotelaria, empreendedorismo, empregabilidade, e visitas técnicas. Os objetivos do curso foram: contribuir para a formação de cidadãos e cidadãs conscientes, aptos a decidirem e atuarem na realidade socioambiental, de modo comprometido com a vida, com o bem-estar social e global; avaliar os impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais das atividades turísticas nas comunidades; construir estratégias para maximizar os impactos positivos e minimizar os impactos negativos da atividade na região; preparar jovens das comunidades para atuarem como agentes multiplicadores de educação ambiental e turismo sustentável para difusão de informações, sensibilização e mobilização social, planejando e executando ações socioambientais em suas localidades; identificar, participativadmente, diferentes oportunidades de atuação na área de meio ambiente e no setor turístico/hoteleiro.  

O Curso promoveu e desenvolveu, através do trabalho em grupo, ações com e para a comunidade, despertando a capacidade de articulação dos jovens, como sujeitos atuantes na sua localidade. Fortaleceu o trabalho coletivo com o propósito de pensar o Patrimônio Cultural Local como possibilidade de atrativo turístico. Aproveitou os espaços da comunidade como espaços pedagógicos. Incentivou e desenvolveu competências básicas para o turismo.

Como conclusão do curso, os jovens participantes
promoveram diversas ações para a Semana do Meio Ambiente da Escola Municipal Dr. José Seixas Filho, no distrito de Imbassaí, município de Mata de São João/BA.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Oficina de Fortalecimento de Entidades Comunitárias

As oficinas socioambientais têm como base a construção participativa de diagnóstico, conceitos, princípios e diretrizes para boas práticas socioambientais, num processo de fortalecimento das entidades comunitárias.
Nessas oficinas, além de debates teóricos voltados para os conceitos de proteção ambiental, identidade cultural, promoção de cidadania pró ativa e mecanismos de participação, os participantes também identificam os problemas socioambientais de suas comunidades, propondo práticas de melhorias a serem implementadas através de  parcerias. Essas oficinas funcioname como fórum para encontros intercomunitários, além de contribuir para a formação de agentes socioambientais.

OBJETIVOS:

- Debater com os participantes sobre as questões socioambientais locais;
- Fortalecer as entidades comunitárias.

Através de dinâmicas, exposição de conteúdo, debates e vivências são identificadas as percepções sobre o meio ambiente e cultura dos participantes com vistas a diagnosticar o papel de cada indivíduo e da coletividade na busca de resolução para os problemas socioambientais levantados por eles mesmos. 

Essas imagens foram realizadas nas Oficinas para Fortalecimento do FAC (Fórum de Ação Comunitária), de agosto a outubro de 2010, no litoral norte da Bahia. Esse evento foi promovido pelo Instituto Berimbau e executado pela Educambiente.

Projeto Mulher e Água


A busca pelo equilíbrio entre nossas ações e os ritmos naturais do Planeta. Cuidando melhor de nossas águas e da saúde da nossa comunidade.



Comunidades: Barro Branco e Areal (Mata de São João/BA).



Pré-requisitos: ser mulher, gostar da vida e querer fazer algo para melhorar o mundo começando pela sua comunidade.


Projeto Aprendendo com a Horta Orgânica



Horta orgânica escolar como eixo gerador de dinâmicas educacionais para melhoria da aprendizagem e das relações com o meio ambiente, com os outros e com a saúde.


Objetivo: intervir na cultura alimentar e nutricional dos educandos por meio da horta orgânica incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável à prática pedagógica.


Projeto Piloto: Escola Municipal Dr. José Seixas Filho - Imbassaí, Mata de São João/BA

domingo, 20 de junho de 2010

DIRETO DE MATA DE SÃO JOÃO!

Declaramos aberto mais um veículo de comunicação ambiental na Bahia: o BLOG da Educambiente. Canal para difusão dos projetos e acontecimentos socioambientais do Litoral Norte do Estado da Bahia. Espaço para divulgação de boas práticas, envolvendo Educação Ambiental e Turismo Sustentável.